Perspectivas da Biologia da Conservação
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apresentação dos participantes

+9
Gabriele Silva
BeatrizRobbi
grdemetrio
Aldvan Ferro de Barros
Leticia Lopes
Marcia Fernandes de Souza
lucas.perillo
Felipe Carmo
Bocaina
13 participantes
Ir para baixo
Bocaina
Bocaina
Admin
http://www.biologiadaconservacao.com.br/

Apresentação dos participantes Empty Apresentação dos participantes

Qui Fev 27, 2020 11:42 am
Olá, tudo bem?

Vamos deixar este tópico aberto para que possamos nos conhecer.
Aqui você pode fazer uma pequena apresentação sobre sua formação, sua atuação em trabalhos de conservação da natureza e, principalmente, a sua expectativa em relação ao fórum sobre sua eficácia nas discussões e proposições.

Um abraço!
Felipe Carmo
Felipe Carmo
http://www.biologiadaconservacao.com.br/

Apresentação dos participantes Empty Re: Apresentação dos participantes

Qui Fev 27, 2020 1:36 pm
Olá pessoal, me chamo Felipe e sou biólogo formado pela UFMG.
Desde 2004 eu trabalho com ecologia e conservação de cavernas, principalmente sob regiões ferruginosas, conhecidas também como cangas.
Em 2012 iniciei dois projetos que estou inserido até hoje: a fundação da Bocaina Biologia da Conservação (juntamente com o Lucas Perillo) e a fundação do Instituto Prístino, ambos em Belo Horizonte.

Na Bocaina sempre buscamos trabalhar com conservação utilizando para isso ferramentas de socialização do conhecimento, como redes sociais, canais online, palestras e publicações. Realizamos duas edições da Conferência Nacional de Biologia da Conservação, que foi muito importante pois conseguimos atingir pessoas e localidades espalhadas por mais de 500 municípios do Brasil e mais de 100 países, num evento 100% online e gratuito, trazendo nomes importantes da conservação para uma conversa franca sobre os trabalhos desenvolvidos. Em 2017 organizamos o IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação em Belo Horizonte, que foi um grande desafio e trouxe uma discussão bem massa sobre as perspectivas da Biologia da Conservação.

No Instituto Prístino realizo pesquisas em áreas ferruginosas, principalmente na região norte de Minas Gerais, na bacia do rio Jequitinhonha, conhecida como Vale do rio Peixe Bravo. Faço trabalhos tanto de pesquisa básica, procurando cavernas, como ações em escolas rurais desenvolvendo projetos de Educação Ambiental e ciência cidadã.

Espero que neste fórum possamos debater quais os rumos da conservação de forma a criar uma rede de colaboração. Precisamos urgentemente nos organizar e conversar para fora da academia, escutar mais as demandas sociais e nos obrigar a fazer mais divulgação científica.

Vamo que vamo Smile

Abraços
lucas.perillo
lucas.perillo
http://www.biologiadaconservacao.com.br

Apresentação dos participantes Empty Lucas Perillo

Qui Fev 27, 2020 4:19 pm
Olá pessoal, eu sou o Lucas Perillo, biólogo pela UFMG, mestre e doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre. Na pesquisa acadêmica, trabalho com diversidade e conservação de insetos (abelhas e vespas), mas sou co-fundador de uma iniciativa chamada Bocaina Biologia da Conservação desde 2007 (juntamente com o Felipe, que já deixou sua apresentação no post) (www.biologiadaconservacao.com.br). Nós trabalhamos com comunicação da ciência e capacitação de interessados em conservação da Biodiversidade. Estamos sempre atrás de novas parcerias, cada vez mais importantes para atingirmos nossos objetivos.

Organizamos o IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação e ficamos responsáveis pela criação deste fórum na quinta edição. Espero que esta nova plataforma nos ajude a discutir coisas boas para solução dos problemas da conservação!

Vamos conversando! Abraços

Lucas
Marcia Fernandes de Souza

Seg Mar 09, 2020 2:57 pm
Olá, meu nome é Marcia Fernandes de Souza, sou licenciada em Ciências Biológicas pelo IPA (Porto Alegre/RS). Sou professora e dou aula no município de Bagé. Tenho interesse na Biologia da conservação , pois como professora sempre me preocupo em trazer esse assunto para dentro da sala de aula, como forma de conscientização da importância de preservar nossos bens naturais. Além disso , como cidadã acho que todos temos que ter conhecimento sobre preservação, pesquisas , leis e o que vem sendo feito para resguardar nossos ecossistemas.
Um abraço
Leticia Lopes

Seg Mar 09, 2020 4:18 pm
Olá, boa tarde!

Meu nome é Letícia Lopes e sou estudante do quinto ano de Ciências Biológicas, na FFCLRP-USP. Fiz dois anos de iniciação cientifica em Ecologia de Ecossistemas, mas adentrei no universo da Biologia da Conservação nesse semestre, ao iniciar um estágio no IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas. Apesar do estágio ter uma duração curta, tenho a intenção de continuar envolvida nessa área.

Não tive a oportunidade de participar do simpósio, mas uma amiga me informou sobre o Fórum e achei uma iniciativa extremamente necessária e muito bacana. Entendendo que a conservação da biodiversidade não é uma missão na qual se trabalha sozinha, eu espero que esse espaço de troca seja capaz de fortalecer a rede de atores que influenciam nesse processo.

Um abraço, e vamos juntes!
Aldvan Ferro de Barros

Seg Mar 09, 2020 6:32 pm
Olá pessoal, desde a infância tenho paixão por Ciências Naturais, Historia e Geografia, e leitura. Conheci a Biologia na adolescência e me apaixonei por ela, e numa época em que eu não sabia o que era Biologia da Conservação, eu já possuía o desejo de trabalhar nesta área, foi por esta razão que escolhi fazer Ciências Biológicas, sou Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
E apesar de que ainda não pude trabalhar diretamente com Biologia da Conservação, pretendo me especializar na área, e como eu sou cristão, meu desejo é unir minha fé com o conhecimento científico que eu tenho, e fazer algo por um mundo melhor, mas fiquem tranquilos, não estou aqui para discutir Evolucionismo x Criacionismo, sou apenas mais uma pessoa que sonha em morar em um planeta melhor e mais justo, afinal se eu acredito e sei que há um Deus de amor que se importa com Sua Criação/Cosmos/Universo/Meio Ambiente/Natureza, então quero fazer parte de ideias, projetos, soluções e repostas que de fato farão a diferença!!!!

Última edição por Aldvan Ferro de Barros em Sáb Abr 09, 2022 11:54 pm, editado 2 vez(es)
grdemetrio

Ter Mar 10, 2020 3:10 pm
Oi, pessoal, boa tarde!
Sou o Guilherme Demetrio e atualmente desempenho função de professor e coordenador de curso da Licenciatura em Ciências Biológicas da Unidade Educacional Penedo, Universidade Federal de Alagoas. Sou bacharel em Biologia pela UFLA e doutor em Ecologia Aplicada pela mesma instituição.

Atualmente trabalho com Ecologia Vegetal, principalmente focando na história de vida de plantas aquáticas.
Morando às margens do São Francisco, é difícil não pensar em conservação e meu interesse é compreender como as plantas respondem aos impactos e as iniciativas de conservação que acontecem neste importante ecossistema.

Também tenho desenvolvido trabalhos com interação entre insetos e plantas, principalmente os galhadores, verificando como ocorrem essas relações e como elas podem ser influenciadas pelas atividades humanas.

Quaisquer necessidades, estamos à disposição para conversar!
Um abraço!
BeatrizRobbi
BeatrizRobbi

Ter Mar 10, 2020 8:42 pm
Olá, meu nome é Beatriz Robbi, sou bióloga formada pela UFSCar - Universidade Federal de São Carlos (Campus São Carlos) e atualmente estou pra defender meu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Conservação da Fauna, também pela UFSCar em parceria com a Fundação Parque Zoológico de São Paulo. No meu mestrado, trabalho com comportamento de jacutinga em cativeiro voltada para reprodução e futura soltura na natureza e divulgação da importância de zoológicos para a conservação das espécies, nas redes sociais do Zoo de SP.
Atualmente, trabalho como bióloga no Bioparque Serra Negra, uma instituição que está sendo formada agora e focada em pesquisa, educação e conservação das espécies.

Participei do Simpósio em Biologia da Conservação ano passado que foi onde tomei conhecimento sobre este fórum e espero que com ele eu possa contribuir de alguma forma com a conservação da biodiversidade no Brasil.

Última edição por BeatrizRobbi em Seg Mar 16, 2020 7:47 am, editado 1 vez(es)
Gabriele Silva
Gabriele Silva

Sex Mar 13, 2020 8:57 pm
pessoal,

Meu nome é Gabriele Andreia da Silva, sou graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Minas Gerais e mestra em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia. Trabalho com ecologia e conservação de aves e tenho interesse em espécies raras e ameaçadas de extinção. Atualmente sou pesquisadora do Instituto Nacional da Mata Atlântica no projeto "Ecossistemas Rupícolas da Mata Atlântica: Conhecimento, Biogeografia e Conservação", sendo responsável pelos estudos da avifauna presentes nos Inselbergs no estado do Espírito Santo. Além disso, atuo também como consultora de forma autônoma e sou parceira da "ANGÁ-Associação para Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro" auxiliando em elaboração de projeto.

Espero o mesmo que o Felipe nesse fórum: organizar e conversar fora do ambiente acadêmico escutando as demandas sociais, e debater os rumos da conservação de forma a criar uma rede de colaboração.

Última edição por Gabriele Silva em Qua Abr 01, 2020 11:55 am, editado 1 vez(es)
Norah Gamarra
Norah Gamarra
https://lacos21.com/

Sáb Mar 14, 2020 10:04 am
Olá, pessoal!
Me chamo Norah, sou bióloga e mestra em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos, ambos pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente estou na metade de meu doutorado, na mesma instituição. Desde a graduação venho trabalhando com Unidades de Conservação, aspectos de gestão e relação com as comunidades locais. Durante o mestrado trabalhei também com uma abordagem de assets (ou ativos) naturais de áreas protegidas. Meu trabalho de doutorado segue nessas linhas.

Tenho interesse no fórum também pelos motivos acima apresentado pelos colegas: acompanhar demandas, discutir além da academia e, ademais, recém saída de uma licença maternidade, me manter atualizada nos assuntos relacionados à conservação da natureza.
Isabella Menezes
Isabella Menezes

Qua Mar 18, 2020 10:58 pm
Olá pessoal!

Meu nome é Isabella e sou Bióloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2017. Acompanho o trabalho do Lucas e do Felipe desde 2014. Participei das Conferências Nacionais de Biologia da Conservação e do IV Simpósio Brasileiro de Biologia da Conservação. Durante a graduação, fui aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Ecologia de Populações de Plantas ICB/UFMG mas, ao me formar, tive interesse em conhecer e atuar no mercado fora do meio acadêmico.

Finalizei um MBA em Gestão da Qualidade Integrada ao Meio Ambiente em 2019 e, hoje, atuo na área de consultoria ambiental em uma empresa, focada especialmente no acompanhamento de condicionantes de Licença e cumprimento de obrigações legais pelas empresas, tais como RAPP, DCP e SISCAD, PRAD e PTRF. Como estive no meio acadêmico e agora estou fora dele, sinto falta dessa conversa entre as diversas áreas da conservação e do contato com o meio acadêmico.

Espero que criemos uma bela rede de colaboração por aqui!

Abraço!
Luis Fernando de Farias
Luis Fernando de Farias
http://lattes.cnpq.br/9254505315511132

Ter Mar 31, 2020 10:56 pm
Olá pessoal!

Meu nome é Luis Fernando, sou Lic. em Biologia pela UNEMAT e Mestre em Ciências Agrárias pela UFRB. Estudo a associação entre caracteres morfologicos, Biologia Floral, reprodutiva e a efetividade de polinizadores em espécies vegetais. Tenho ampliado esse interesse para a Ecologia de Comunidades, com destaque para a ordem Hymenoptera e suas associações com as plantas, principalmente as vespas e abelhas.
Faço parte do grupo de trabalho de Biodiversidade da Associação de Jovens Engajamundo e também do Global Youth Biodiversity Network (GYBN).
Espero que desenvolva muitos projetos e desejos a respeito da biologia da conservação de nossos ambientes, que estão tão fragmentados atualmente.
Matteus Carvalho Ferreira
Matteus Carvalho Ferreira

Sáb Abr 04, 2020 8:35 pm
Olá pessoal!

Meu nome é Matteus, sou Engenheiro Ambiental formado pela Universidade FUMEC e Biólogo formado pela UFMG. Recentemente terminei o mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre também na UFMG, no qual avaliei os impactos da paisagem na saúde mental e respiratória das pessoas, além de avaliar o histórico de investimentos nas Unidades de Conservação Federais em Minas Gerais. Me interesso e trabalho com temas relacionados a políticas públicas de conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos.

Acredito que este Fórum é uma grande oportunidade para a troca de experiências e de soluções para os problemas ambientais enfrentados em nosso país. Existem fantásticos projetos que podem ser replicados em outras regiões. Vamos juntos!

Grande abraço!
Conteúdo patrocinado

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos